26/07/2012

aí estão os frutos das courgetes


Finalmente as plantas começaram a produzir flores femininas e vamos ter frutos. Surgem em agosto, dada a sementeira tardia. mas aparecem a tempo de serem degustadas em plenas férias (ver as receitas neste blogue).

As vantagens do fruto (zucchini para os americanos) na página da "Organic Lifestyle Magazine":
 

25/07/2012

receitas da horta: quiche de cebola e risotto de abóbora




Uma nota: reduzi as gorduras (manteiga, azeite e queijos) e adicionei um pouco de vinho branco à segunda sugestão do chef Henrique Sá Pessoa e ficou muito bom.

17/07/2012

receitas da horta - os rebentos de girassol já se comem

E, para além dos rebentos de girassol (na foto de cima e, na de baixo, à direita), também resultaram os brotes de ervilha e de lentilha (foto de baixo à esquerda).

Sugestões para saladas que incluam os rebentos ou molhos para os acompanhar: (1) (2)

13/07/2012

os 10 temas principais da vida em auto-suficiência

O título é uma tradução aligeirada de: "10 Things To Consider When Living Off The Land". Outra tradução seria: 10 coisas a ter em consideração para quem vive da terra (de forma sustentável).

1. Terra (Land)
2. Fontes naturais de água potável (Natural Fresh Water Source)
3. Alimentos (Food)
4. Abrigo (Shelter)
5. Energia (Powe
r)
6. Competências na área da saúde (Medical Skills)
7. Segurança (Protection/Security)
8. Formas de comunicação (Methods of Communications)
9. Tratamento dos desperdícios (Disposal of Waste)
10. Atitude positiva (Positive Mental Attitude)


A negrito/bold encontram-se os aspetos em que já me posiciono, embora numa percentagem indeterminável...

Os dez temas encontram-se desenvolvidos no blogue: Frugally Sustainable, de onde também foi retirada a imagem e que pode ser lido aqui. Trata-se de uma síntese interessante sobre o tema, bom para quem pretenda iniciar-se nos caminhos da sustentabilidade e auto-suficiência, apontam-se soluções, sugerem.se leituras e são dadas pistas interessantes a seguir.  

Títulos de sítios/blogues, todos em inglês, com as experiências de quem fez a opção de viver off-the-grid: Simple Lives Thursday, Your Green Resource, It’s A Keeper, Farm Girl Friday, Friday’s Nature Table, Living Well, Farm Friend Friday, Friday Favorites, Fresh Bites Friday, Gallery of Favorites, Fight Back Friday, Freaky Friday, Homestead Barn Hop, Homemaker Monday, Mangia Monday, Fat Tuesday, New Nostalgia, Handmade Tuesday, Patchwork Living Bee, Teach Me Tuesday, Frugal Tuesday Tip, Healthy 2Day Wednesday, Homemaking Wednesday, Living Well.

09/07/2012

as melhores entradas no compostor

Sobre o tema, ler o artigo: "Vertigation: passive injection worm juice irrigation for the kitchen garden" (aqui).

03/07/2012

receitas da horta - courgetes: 1) em pataniscas, 2) com queijo de cabra e 3) com ovo escalfado


A propósito das cougetes, descobri um blogue dedicado ao tema que identifiquei por "receitas da horta", o "pedra do lar" que, tal como os seus autores indicam, é "o blogue de receitas de uns urbanos rendidos à vida simples do campo".  (seguir o link)